"Um signo é uma coisa que, além da espécie ingerida pelos sentidos, faz vir ao pensamento, por si mesma, qualquer outra coisa". Santo Agostinho
Tema Geral: Os Signos e Psicologia Sócio-Histórica.
Problema: A influência dos signos na formação do pensamento/linguagem.
Objetivo Geral: Correlacionar os conceitos de signo/significante/significado, linguagem, pensamento na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica, com base na teoria de Lev S. Vygotsky e Mikhail M. Bakhtin.
Objetivo Específico: Conceituar a linguagem como resultado de um sistema simbólico concebido como mediador às trocas do sujeito com o mundo social e físico que o cerca influenciando na formação do pensamento.
Hipótese: Investigação da importância não só do biológico (inato) como também das interações sociais (aprendido) do sujeito para a formação do pensamento/linguagem.
Levantamento das questões básicas de pesquisa:
Qual a influência dos símbolos na formação do pensamento?
Signos X Evolução Social.
Como o biológico e as interações sociais contribuem para a formação do pensamento e da linguagem?
Pensamento X Linguagem.
Os signos e a manipulação da sociedade.
Justificativa:
Pretende-se com este trabalho o aprofundamento teórico da formação do Pensamento/Linguagem, correlacionando o mundo simbólico, biológico e o meio social em que o sujeito interage construindo seu universo de signos.
Procedimentos Metodológicos:
Revisão bibliográfica acerca dos conceitos acima mencionados, com aplicação de questionario em seis crianças de idades entres 7 e 15 anos, ecolhidos de acordo com o grau de ensinou que que foi de Primeira, Quarta e Oitava séria do Ensino Fundamental de uma escola Publica de Caratinga. Os questionario possuiam três fases de sentido metáforico e três de sentido específico, ond as crianças liam e respodiam o que entedia de acordo com a frase, depois foi avaliado e comparada as respostas para se percebe o grau de simbolização que aconteceu em cada resposta de acordo com a idade e grau escolar.
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