terça-feira, 17 de junho de 2008

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A partir de pesquisa realizada na Escola Estadual “Princesa Isabel” de 1º e 2º graus, localizada na cidade de Caratinga no dia 10 de junho de 2008, confirmou-se a que o sistema de comunicação faz emergir e desenvolver o sujeito psicológico humano, que dispõe da linguagem e dos símbolos como instrumento (Vygotsky, 2001), através do processo de triangulação: “EU- OBJETO- OUTRO”. Foi aplicada uma folha de teste, onde foram colocadas palavras e frases simbólicas no intuito de perceber a interpretação de alunos em diferentes faixas etárias. O aluno lia o que estava na folha e em seguida escrevia o que lhe via a mente.
Ao verificarmos as respostas dos alunos de primeira série, com idade em torno de sete anos, percebemos que a interpretação aconteceu de forma literal e com dificuldade, pois alguns não eram familiarizados com os termos; Os alunos da quarta série com idade entre dez e onze anos conseguem interpretar e formular as respostas, porém não as colocam no papel exatamente como interpretaram; Os alunos da sexta e da oitava série com idade em torno de doze a quinze anos, apesar de o maior incomodo ter sido a curiosidade da pesquisa e a resposta em torno de si mesmo, conseguiram abstrair sem dificuldades o real significado das palavras propostas, mesmo quando alguns dos termos ainda não eram conhecidos por eles.
O símbolo é entendido como organizador de experiências emocionais, pois tem um papel de equilibração entre estas e o mundo exterior (Vygotsky, 2001), na medida em que o homem se forma constituindo sua consciência, e, através da mediação de signos, incorpora-se à comunidade, internalizando o social (externo). Tal fato pôde ser percebido através dessa pesquisa, pois de acordo com o contexto em que um indivíduo está inserido e a sua maturação biológica, a aquisição da linguagem e do pensamento é melhor desenvolvida.