O sistema de comunicação faz emergir e desenvolver o sujeito psicológico humano, que dispõe da linguagem e dos símbolos como instrumento (Vygotsky, 2001), através do processo de triangulação: “EU- OBJETO- OUTRO”.Linguagem: No sentido semiótico mais amplo do termo, é sistema organizado de geração, organização e interpretação da informação. O conceito de signo é uma das referências básicas para a compreensão das teorias que tratam o estudo da aquisição da linguagem.Vygotsky dá ao signo uma função intrinsecamente ligada ao indivíduo. As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. O signo embevecido de significação ideológica pode estar sujeito a critérios de avaliação do meio ideológico e, naturalmente, ser entendido conforme a necessidade contextual dos interlocutores. Quando o signo é contextualizado, o campo de domínio do signo converge com o campo de domínio do fator ideológico que ele representa.Para Bahktin o reconhecimento do sujeito e do sentido é imprescindível para a constituição de ambos. O sujeito emerge do outro.
Bakhtin, não sendo um psicólogo, mas um filósofo da linguagem, interessou à autora pela sua pluralidade. Bakhtin considerou o “nascimento social” do homem como indissociável ao seu nascimento biológico. O nascimento concreto do homem se daria em sua classe social.
domingo, 22 de junho de 2008
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